Em um discurso na Universidade de Sorbonne, o presidente francês Emmanuel Macron expressou preocupação com o futuro da Europa, destacando a necessidade de defesas europeias mais robustas e integradas para evitar a dependência dos Estados Unidos. Macron, em seu penúltimo ano de mandato e enfrentando desafios políticos em casa, enfatizou a importância de uma UE mais assertiva globalmente para enfrentar pressões militares, econômicas e comerciais que possam enfraquecer o bloco de 27 nações.
Ele alertou para os riscos de fragmentação da UE e defendeu medidas como fortalecer a segurança cibernética, estabelecer laços de defesa com o Reino Unido pós-Brexit e criar uma academia europeia para treinar militares de alto nível. Macron também ressaltou a necessidade de investimentos na indústria de defesa europeia e na redução da burocracia para pequenas e médias empresas, visando evitar o atraso econômico em meio a desafios comerciais globais.
O discurso de Macron busca influenciar a agenda estratégica da UE para os próximos cinco anos após as eleições europeias, enquanto ele enfrenta queda na popularidade pessoal e desafios políticos no Parlamento Europeu, onde seu partido Renew enfrenta ameaças de queda de posição.
Sem comentários:
Enviar um comentário