O fim de semana passado teve como acontecimento simbólico em Madrid, capital espanhola, e em outras cidades do país, enormes manifestações de descontentamento. As expressões populares em oposição ao atual primeiro-ministro do Partido Socialista Operário Espanhol, Pedro Sanchez, foram puxadas pelas siglas que possuem ideologia política à direita.
As siglas responsáveis por incitar os protestos no território do país basco foram o Partido Popular conhecido por ser um partido conservador, e o Vox que é um partido que tem apenas dez anos e brotou de antigos integrantes descontentes do Partido Popular, todavia o Vox é considerado um partido um pouco mais extremado.
As reivindicações aconteceram logo após que o poder executivo espanhol decidiu por cancelar os efeitos da lei relacionada ao delito de comportamento explícito, como exposição oral e coordenação, que converge à insurreição contra a autoridade constituída. Sendo tal lei a denúncia primordial pela qual o órgão do poder judiciário basco incriminou nove chefes catalães adeptos de uma organização separatista que protagonizaram no ano de 2017 um empreendimento de emancipação do território catalão, mas que findou em um desfecho fracassado.
O ato de infração contra as leis estabelecidas foi alterado por outro, com uma penalidade mais atenuada. Os grupos de direita e extrema-direita almejam a cancelamento da determinação legal quando conseguirem retroagir ao poderio da nação ibérica. Em conformidade com as informações de jornais locais, uma quantidade indefinida de pessoas aderiu às mobilizações.
Sem comentários:
Enviar um comentário