Default Image

Formato dos meses

Ver mais

Olhar mais

Related Posts Widget

Article Navigation

Contact Us Form

404

Desculpe, a página que está a buscar neste site não existe. Back Home

Notícias de última hora

Unha do bebê encravada. Conheça mais sobre este problema

Bebê

Você provavelmente já teve unha encravada alguma vez na vida, sabemos que é uma do insuportável e bem desconfortável, agora imagina essa dor em um bebê? Porém, os motivos que fazem com que adultos e crianças tenham unhas encravadas são diferentes, enquanto em adultos as unhas encravadas podem ser ocasionadas por sapatos apertados. 

Já em bebês pode acontecer pelo fato de cortar a unha de maneira errada, macacões ou meias, que podem apertar que tenham provavelmente apertado as unhas ou dedinhos quando estão longas demais.

Como podemos notar unhas encravadas acontecem em qualquer fazenda vida, inclusive em bebês e também recém-nascidos, o tratamento deve ser feito assim que a unha encravada for identificada, assim vai evitar o agravamento ou sequelas futuras. 

A unha encravada é quando a unha cresce e entra na carne que fica ao seu redor, isso vai ocasionar vermelhidão, dor e até mesmo infecção podendo sair pus da unha e como já sabemos os fatores são muitos que podem levar uma unha encravar.

Mas, como será o corte incorreto das unhas? A unha cortada de maneira errada, é quando ela fica muito curta e com suas bordas arredondadas ao invés de ficar reta. Em casos de pressão, as unhas podem ficar encravadas devido a sapatos apertados e nas crianças, como já vimos anteriormente, é quando meias ou macacões apertam seus dedinhos, sendo importante manter o tamanho da roupa adequada.

As unhas encravadas podem acontecer logo na primeira infância, já em alguns bebês e recém-nascidos, já podem até mesmo nascer com as unhas dos pés encravadas, isso pode acontecer por conta de um aumento  congênito da pele que fica em volta da unha e até mesmo por um desalinhamento entre o eixo da unha e o eixo do dedo. 

Essa condição pode ser agravada por sapatinhos apertados, meias e também macacões que cobrem os pezinhos. 

Quando identificar uma unha encravada no seu bebê, a primeira coisa que deve saber sobre o tratamento, é que jamais deve cortar ou tentar arrancá-la sozinha, isso pode piorar ainda mais o caso e causar infecções.

Criança

A decisão mais correta sobre esse caso, é procurar por um médico dermatologista ou uma podóloga para dar início ao tratamento o mais rápido que puder. 

Algumas atitudes podem ajudar na prevenção de unhas encravadas em bebês, como, por exemplo, evitar o uso de macacões que cubram o pé, prefira calça de bebê sem pé, verifique se as meias ou sapatinhos não estão apertados demais, corte as unhas de maneira correta e sem deixar os cantos arredondados, corte as unhas ainda úmidas.

Essas são algumas das atitudes que podem ajudar a unha do bebê a não encravar, agora veremos abaixo qual o tratamento para as unhas da criança, entre outras informações bem interessantes. Acompanhe.

Como deve ser o tratamento de unhas encravadas em bebês?

O tratamento a ser escolhido vai depender bastante do quadro clínico do bebê, isso envolve a idade, condição da saúde e se há ou não outras doenças e também a gravidade em que a unha se encontra.

Podemos dizer, que a pele do bebê é bem fina, então o tratamento segue na maioria dos casos com pomadas, curativos e massagens, dando sempre bons resultados. Uma pequena parcela dessas crianças tem casos mais graves e necessitam seguir para cirurgia. 

Em casos menos graves, é possível usar no tratamento, cremes tópicos, antibióticos orais, órteses, curativos, mas tudo isso quem vai determinar é o médico na hora da avaliação. 

Se a situação estiver muito grave, onde a criança sente dor extrema ou tenha a presença de outras doenças como diabete, a cirurgia pode ser uma alternativa. Mas, calma, pois o processo é bem simples, a cirurgia é feita de modo a retirar a pele que cresceu em volta da pele e na maioria dos casos não é preciso dar pontos. 

O tempo do tratamento pode ser bem longo, em alguns casos pode durar meses, então quanto antes o tratamento for iniciado, melhor, evitando assim quadros mais graves e sequelas no futuro. 

Outros fatores que podem ajudar a unha do bebê não encravar, é não cortar o cutucar a unha do bebê, jamais, fazer a limpeza da região com antisséptico e sabonete mesmo que o bebê reclame um pouquinho. Se você tiver dificuldades em fazer isso, coloque os pezinhos do bebê de molho na água com sabão, deixe por alguns minutos, depois enxugue bem. 

Para iniciar o tratamento corretamente procure por um dermatologista, hoje em dia existem muitas maneiras de tratar os pacientes mirins para não sentirem muita dor e o melhor de tudo é que casos mais raros precisam de cirurgia. 

Mas atenção para que esses casos sejam eficientes é necessário seguir as orientações do médico corretamente, fazer acompanhamentos até o fim do tratamento e ter resultados satisfatórios.

Sem comentários:

Enviar um comentário