O mundo teve uma reviravolta na democratização da tecnologia quando foram inventadas as placas arduino, porém os amantes de robótica mal podiam imaginar que o esp8266 estaria disponível para dar ainda mais versatilidade aos projetos caseiros e dando mais oportunidade para novos inventores criarem seus projetos!
Para todo projeto ter um microcontrolador é um dos pontos mais básicos e necessários, pois ele é quase que a alma de qualquer protótipo ou projeto de robótica que está em seus primeiros passos. O esp8266 foi um grande passo no caminho de dar mais oportunidade para inventores, e se você quer entender como se deu isso, leia o artigo abaixo!
O que é o esp8266?
O esp8266 é um microcontrolador, assim como o arduino. E semelhante a ele, o esp8266 tem inúmeras versões como é o caso do esp32 que falaremos mais tarde.
Mas há uma enorme diferença entre o esp8266 e o arduino, como a placa mais recente, dispõe de um sistema Wi-Fi. Veja, um arduino pode sim ser um microcontrolador conectado com Wi-Fi, porém ele precisa de alguns adaptadores que na maioria das vezes são realmente caros em comparação com outras peças.
Já o esp8266 tem um sistema de Wi-Fi totalmente de fábrica e é capaz de criar projetos que sejam conectados com outros dispositivos Wi-Fi e até com a internet de modo geral. Essa é a essência do que é o esp8266, e a sua diferença para o seu maior rival, as placas arduino.
Quais as variantes do esp8266?
Assim como os microcontroladores arduinos tem diversas versões, o esp8266 também tem outro modelo bastante famoso, hoje em dia talvez até mais famoso que o modelo original, o esp32.
Embora seja de fato um modelo mais atual do esp8266, o esp32 não tem diferenças muito drásticas em relação ao primeiro. A maior diferença está em uma maior capacidade de processamento e de rapidez na conectividade com um sistema Wi-Fi. Mas nada que impeça o esp8266 de ser uma ótima saída na falta de um esp32.
Como foi o desenvolvimento do esp8266?
Tanto o esp8266 quando o esp32 tiveram seu nome retirado do nome da empresa que os criou, a Espressif. Uma companhia chinesa que criou essa solução para prototipagem que vinha agora com internet, um apelo feito por anos pelo público que gosta de componentes eletrônicos. Até hoje a Espressif continua lançando algumas atualizações, principalmente para o esp32 e dando suporte para o microcontrolador.
Como é a descrição dos pinos do esp8266?
Como todo microcontrolador utilizado em prototipagem, o esp8266 usa conexões para ser ligado a outros componentes como uma protoboard e outros itens de um projeto. Para isso ele usa conexões de pinos, úteis para conectar inúmeros outros componentes, alimentação, LEDs, chips e até mesmo atualizações próprias do esp8266.
Como é o consumo de corrente do esp8266?
O consumo de energia do microcontrolador esp8266 é realmente maior do que uma placa de arduino comum, provavelmente devido aos atributos extras que ele tem. Seu consumo de energia fica próximo dos 200 mA (milésimo de ampère), mas alguns microcontroladores da linha quando usados dando o seu máximo podem chegar a até 215 mA.
Quais são as aplicações do esp8266?
O mundo da robótica é realmente vasto e é quase ilimitado o modo como podemos utilizar esses componentes próprios para prototipagem, tudo depende do quão criativo você é! Mas para termos uma ideia de como podemos utilizar o esp8266 vamos olhar alguns exemplos.
● Automação residencial no geral;
● Monitores e babás eletrônicas;
● Rede de alarmes e sensores;
● Rastreadores e dispositivos de localização via Wi-Fi;
● Controladores remotos;
● Tomadas inteligentes.
Como vimos ao longo do artigo, com o esp8266 e o esp32 podemos realizar inúmeros projetos super interessantes! Então não perca tempo e procure logo por uma loja de eletrônicos confiável e adquira o seu esp8266.
Sem comentários:
Enviar um comentário