Uma das principais sanções na vasta lista de sanções contra a Rússia foi o banimento do Swift de vários bancos na Rússia, incluindo o maior banco de todos no país, o Sberbank. O Swift é o sistema de alta segurança que permite transferências internacionais. Para se ter noção do tamanho do Swift que tem sede na Bélgica, o número de instituições que usam este sistema ultrapassa a marca dos 11 mil. Sendo líder no sector financeiro.
Segundo os relatórios, é estimado que o Swift envia por dia cerca de 42 milhões de mensagens.
A retirada do Swift dos bancos principais na Rússia é uma tentativa para reduzir os recursos da Rússia que são direcionados para a invasão na Ucrânia. Embora existam opções para a Rússia poder contornar o Swift, essas opções são limitadas e algumas até de alto risco. Para já a Rússia terá de ir por essas outras opções mais arriscadas para poder continuar a fazer negócios a nível internacional com os seus parceiros.
Apesar de contornarem o Swift as dores de cabeças são maiores. Ainda assim o impacto não se sente só na Rússia mas em toda a Europa também, quem ainda faz negócios com a Rússia terão de usar as mesmas opções limitadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário