Quem vai a Portugal e não viu e provou os pastéis de belém é o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa. Isto porque para além de serem apetitosos aos olhos também são no sabor, e claro são dos pastéis mais famosos em Portugal. Se já se dirigiu a Lisboa, Belém (onde encontra-se a loja destes famosos pastéis de nata) deve se ter deparado com certeza com uma enorme fila de pessoas para os comprar, não importa o dia e a hora. Mas já conhece a história destes pastéis? Lembramos que não são só os mais famosos de Portugal as do mundo, pois são milhares de turistas que vêm prová-los.
Para quem não sabe este pastel foi feito pela primeira vez no início do século 19 e até agora mantém a mesma essência , sabor e fama, aliás hoje em dia é maior que antes dado a globalização. Se fizermos as contas lá vão mais de 100 anos desde que foi inventado o pastel de belém, e existem muitos mitos sobre a sua história, muitos acreditam que foi criado pelos monges do Mosteiro dos Jerônimos que fica na mesma cidade onde foi criado e se vende os pastéis, daí o nome.
Segundo a história diz-se que foi uma maneira de aproveitar as gemas que sobraram quando eram feitas as hóstias, no qual era feito com claras de ovo também na altura. E como só eles trabalhavam na confeitaria de Belém, o segredo manteve-se só entre eles. Ou seja, ninguém sabia o segredo.
Sem comentários:
Enviar um comentário