Antes de passarmos ao artigo, gostaríamos de fazer uma pequena introdução sobre este país que se situa no continente Africano. Este país está na África oriental. Os países que fazem fronteira com a Somália são o Quénia a sudoese, Etiópia a oeste e por último Jibuti a noroeste. Na maior parte do território da Somália o clima é desértico, as principais actividades da economia do país são a agricultura, criação de gado e pesca. A lingua local é o arabe e somali, sendo a única religião do país o islamismo sunita. O nome da capital é Mogadíscio que em 2004 registou um milhão duzentos e trinta e quatro mil e oitocentos habitantes. E para terminar a nossa introdução, os principais países que fazem parceria são a Arábia Saudita, Quénia, Jibuti e por fim o Lémen. Agora que sabemos mais sobre este país iremos então falar como é a vida na Somália.
Como é a vida na Somália?
Como falamos no início deste artigo as principais actividades económicas deste país, são a agricultura, criação de gado e pesca, embora estas sejam as principais actividades económicas a população sofre um alto nível de desnutrição, fome e sede, o país sofre de inflação e onde reina o desemprego. Sendo que a maior parte da população é nómada, no qual têm pouco mais que cabras, ovelhas e camelos para sobreviverem. A esperança de vida média é entre os 47 e 48 anos de idade. O país tem uma alta taxa de natalidade mas também de mortalidade. Estima-se que até 2025 a população irá atingir um número de 14 862 000. A situação política do país é complicada e o país vive numa guerra civil desde 1991, e tem trazido desestabilização no país desde então. Inicialmente os conflitos davam-se por causa das tribos rivais, sendo que actualmente pode se dizer que é mais uma guerra entre os rebeldes islâmicos e o governo. Grande parte da capital está nas mãos dos rebeldes islâmicos quando fizeram um ataque à capital em 2009, mas o governo continua de pé. Nas áreas controladas pelos rebeldes islâmicos impera a lei sharia.
Um país que vive em constante guerra, fome e todas as necessidades possíveis que um povo pode sofrer. Actualmente a situação está mais violenta e onde a crise humanitária é altíssima. Infelizmente a vida na Somália como podemos ver pela expectativa da idade de vida não é alta dado a vários factores, não só os que mencionamos neste artigo. Infelizmente não existe um fim à vista destes conflitos que já duram há anos. É um país que como é óbvio não aconselha aos viajantes, muito menos para viver. O conflito interno do país vai muito mais além do que falamos e é complexo, pois já vem de vários anos, antes dos anos 90 ou mesmo 80’s precisará entender um pouco mais da história do país. Em 2007/2008 os Estados Unidos também interviram militarmente pela primeira vez no país. Qual a sua opinião sobre este país, e qual seria a solução para resolver este conflito, partilhe connosco nos comentários.
Sem comentários:
Enviar um comentário