No entanto, por meio de dados e algoritmos, as compras online podem se tornar uma experiência pessoal e emocional.
Personalização de site significa exibir automaticamente o conteúdo baseado em:
- O histórico de compras;
- O comportamento ou;
- Com base em dados sócio-demográficos do visitante.
Um exemplo: um cliente visita uma loja online de sapatenis masculino, ele costuma comprar o calçado de uma determinada marca lá.
Agora, o dono da loja pode se dirigir a ele automaticamente com uma mensagem personalizada no site, informando que esse produto específico está em oferta no momento. Isso aumenta a probabilidade de o cliente não apenas comprar, mas talvez até mesmo pedir uma quantidade maior de pares de sapatos masculinos.
Começar a personalizar o site não requer grandes infraestruturas de big data, algoritmos extremamente complexos ou sistemas de compras de alta tecnologia. Em vez são abordagem baseada em dados e uma compreensão das necessidades e motivos do visitante
Da análise da web à personalização do site
Quando se trata de personalização de sites, faz sentido olhar primeiro para a análise da web. Na ferramenta de análise da web, os dados que também podem ser usados para personalização, como frequência de visitas, categoria favorita, marcas preferidas, etc., são registrados e processados na medida do possível.
No entanto, os dados devem estar disponíveis ao nível dos visitantes individuais e não apenas em relatórios agregados (não são necessários dados pessoais como nomes, IP completo ou endereços de email).
No caso de serviços gratuitos de análise da web, o modelo de negócios geralmente não permite que os operadores de sites tenham acesso aos perfis individuais dos visitantes.
Para uma personalização bem-sucedida da loja em tempo real, também é necessário que os dados históricos "brutos" para recomendações de produtos individuais ou outros tipos de clusters, tipos e segmentos sejam processados e finalmente disponibilizados por meio de interfaces de software (API) dentro de alguns milissegundos.
Os dados dos relatórios de análise da web também são um ponto de partida central para personalização. Por exemplo, se você observar o desempenho dos sites de acordo com os segmentos de visitantes e observar anormalidades em certos grupos, como taxas de rejeição ou saída mais altas.
Se a taxa de rejeição na página de destino for significativamente mais alta para visitantes de primeira viagem do que para visitantes de retorno, o conteúdo deve ser alterado especificamente para visitantes de primeira viagem.
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