Default Image

Formato dos meses

Ver mais

Olhar mais

Related Posts Widget

Article Navigation

Contact Us Form

404

Desculpe, a página que está a buscar neste site não existe. Back Home

Notícias de última hora

Como evitar cair em golpes na internet

Evitar cair em golpes

Com o avanço das tecnologias de uma forma geral e esse avanço possibilitar nos de podermos fazer diversas coisas por meio da internet ou por outros serviços, as fraudes também aumentaram. O tanto que trás de bom também traz novas possibilidades para podermos sofrer golpes infelizmente. Existem grandes perigos actualmente de fraudes ou golpes financeiros. Podem acontecer de diversas formas, como inserir os seus dados bancários em sites ilícitos, fazer pagamentos em sites fraudulentos, cair em golpes de compras na internet e por aí vai. Tendo em conta todas estas possibilidades decidimos criar este artigo para que não seja mais uma vítima destes golpes, caso já tenha sido então iremos ajudar-lhe a não cair novamente nestes golpes. Portanto fique connosco até ao final do artigo, iremos mostrar também estatísticas de alguns países relatórios do número de casos de golpes só neste ano de 2022. 

Como evitar fraudes na internet e de uma forma geral

Internet e suas fraudes

O site scamwatch que é o site oficial governamental da Austrália que foi criado para receber queixas de golpes relata que até a data de hoje 21 de Março de 2022 desde o início do ano já recebeu cerca de 39.455 relatórios de queixas de golpes. Estes golpes na Austrália já somam um montante em dinheiro de 72 milhões 231 mil e 217 dólares, e estes golpes 10% estão relacionados com situações financeiras, segundo o site do governo. Se falarmos no Brasil segundo os alertas do governo é que de 6 em 10 brasileiros sofreram ou irão sofrer golpes. E em Portugal um dos golpes mais comuns é meterem anúncios na internet de apartamentos ou moradias para alugar que não existem, no qual a pessoa paga adiantado e no final não existe esse apartamento ou moradia. Estas são só algumas pesquisas de alguns países para termos a ideia de que cair num golpe não é raro, e é algo que cada vez mais cresce no dia a dia. 

Para evitarmos fraudes ou golpes seja de que origem for, internet ou por outros meios existem alguns sinais no qual temos de estar atentos. E que medidas podemos tomar de segurança para evitar esses golpes. Quando falamos por exemplo no cartão de débito ou crédito podemos activar a segurança de dois factores, esta segurança actualmente existe na maioria dos seus logins na internet. No qual é enviado um código adicional para o seu telemóvel ou email, no qual só o responsável por estes terá acesso. Assim irá dificultar cair em vários tipos de golpe e até de ser hackeado (as suas contas serem acedidas por terceiros). 

Outro passo importante é, não responder a nenhum email, telefonema, ou mensagem no telemóvel que solicite os seus dados bancários, neste caso muitos fazem-se passar por instituições financeiras como bancos. Nenhum banco irá pedir-lhe os seus dados confidenciais por estes meios, e de forma geral nunca irão pedir. 

Quando for deitar fora os seus cartões de crédito ou de débito antigos, certifique-se de partir deles, e riscar os dados deles, pois é possível que usem os seus cartões descartados para golpes. E claro não dê eles a ninguém só porque já expiraram. 

Por último, quando estiver a fazer compras por exemplo online, certifique-se que o site é fidedigno para que não caia em golpes, muitos até usam sites clonados que parecem muito iguais ao original, no caso de suspeita contacte o apoio ao cliente do site em questão. 

Conclusão

Nunca revele os seus dados a ninguém, seja qual for o meio que estejam a usar para pedir os seus dados. Tenha em atenção aos registos nos sites e os dados que insere, muitos podem roubar os seus dados, a maioria dos golpes está ligada a área financeira. Portanto tenha sempre em atenção a todos estes passos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário