Default Image

Formato dos meses

Ver mais

Olhar mais

Related Posts Widget

Article Navigation

Contact Us Form

404

Desculpe, a página que está a buscar neste site não existe. Back Home

Notícias de última hora

O que é ADB e como instalar ADB usos comuns e tutoriais avancados

Instalação do ADB

Os utilizadores mais experientes do Android sabem o que é o ADB e usam frequentemente, porém não são todos que usam o ADB na sua totalidade. Primeiro vamos ver o que é o ADB ou por outras palavras vamos começar pelas siglas ADB o que elas significam. ADB significa  “Android Debug Bridge” agora a pergunta que ainda fica é, o que é isto certo? Bem para quem não está muito dentro do assunto o ADB é uma linha de comando neste caso uma ferramenta que serve para comunicar-se especificamente com smartphones e outros dispositivos Androids como tablets e smartwatches por exemplo. O ADB basicamente serve para poder explorar o Android fora da "caixa", neste caso poderá fazer coisas que de forma oficial não poderá fazer, neste caso poderá instalar programas que não existem na PlayStore.. Basicamente poderá acessar a recursos que estão ocultos no qual o ADB dá acesso. 

Indo mais a fundo o ADB é nada mais nada menos que um programa cliente-servidor que é composto por três componentes que formam o processo num todo. Primeiro temos o cliente, neste caso o computador que conectou ao dispositivo Android. O segundo componente é o daemon que entre muitos utilizadores é conhecido como adbd que é um serviço que está a operar no computador no qual conectou o dispositivo Android, é através do daemon que existe a permissão de execução de comandos. E o terceiro e último componente é o Servidor no qual este programa tem a função de fazer o gerenciamento entre o cliente e o daemon. Agora que já sabe o que é o ADB vamos passar a fase de como instalar e fazer um resumo do uso comum e um tutorial avançado para que o leitor se tiver interessado possa instalar esta ferramenta. 

Como Instalar o ADB no Microsoft Windows

Android Debug Bridge no Windows
Siga este passo a passo, e conseguirá instalar, não tem que ser um expert na matéria. 
  1. No seu telemóvel abra o menu configurações
  2. Seleccione a opção sobre o telefone. 
  3. Assim que tiver feito os dois passos anteriores, clique na opção Build Number clique nesta opção sete vezes ao fazer isto irá activar o modo desenvolvedor. 
  4. Neste passo retorne para o ecrã principal, neste caso o menu das configurações e irá notar um menu novo que contém as opções de desenvolvedor no qual terá acesso. 
  5. Nas opções de desenvolvedor active a opção depuração usb. 
Nesta fase parte da instalação está feita agora terá de proceder a mais alguns passos. 

Agora terá de fazer a configuração no Windows do ADB Tutorial 

  1. Descarregue o programa para o Windows do ADB 
  2. Extraia o arquivo e vá para o lugar de onde extraiu o arquivo 
  3. Agora o que terá de fazer é o seguinte: faça prompt com o mesmo destino que o binário ADB. Para realizar esta acção pressione a tecla shift e ao clicar no botão direito do rato em cima da pasta, irá aparecer a opção abrir comando prompt aqui. Queremos chamar a atenção que alguns utilizadores do windows 10 pode aparecer o nome “PowerShell” que será o mesmo que o comando prompt. 
  4. Agora conecte o seu dispositivo móvel Android ao computador por meio de uma conexão usb. Altere a opção usb para transferência de arquivos (MTP) ao deixar neste modo irá ter compatibilidade de uma forma geral e assim não terá contratempos. 
  5. Quando aparecer o comando Prompt escreva o seguinte comando “adb devices” isto irá iniciar o daemon. 
  6. Agora volte para o ecrã do seu dispositivo móvel e terá uma janela a pedir autorização para o acesso a depuração usb, aceite, e poderá colocar um certo para permitir todas as vezes, caso contrário essa mensagem irá sempre aparecer. 
  7. E por último insira o comando do passo 5, se fizer de forma correcta todos os passos, o número de série irá ser apresentado no comando prompt. Está pronto a ser usado para as modificações que desejar. 

Nota

Lembramos que cada sistema operativo tem uma maneira diferente de instalação do ADB como por exemplo o Linux e os computadores da Apple os Macos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário