Primeiro gostaríamos de fazer entender que para determinar se um cão ou gato é idoso, precisamos de levar outros factores em conta para além da idade do seu animalzinho de estimação. Mas vamos começar pela idade, para determinar se um cão ou gato é idoso, vai depender da raça e tamanho, por exemplo cães de pequeno porte são considerados na faixa de idosos a partir dos 12 já os de grande porte começa dos 7 aos 10 anos de idade. Se fizermos uma comparação desses anos com os anos de nós humanos iria dar mais ou menos 55 a 60 anos de idade fazendo uma comparação directa. Alguns sinais são danos nos comportamentos destes animais quando atingem a idade idosa, e isto podemos ver por exemplo, nos reflexos que já não são como antes. Uma lista que preparamos para si, poderá ver e comparar alguns sinais com o seu animal de estimação no tópico a seguir.
Alguns sinais de idade
Seleccionamos quatro sinais que podem mostrar que o seu animal de estimação cão ou gato atingiu a idade idosa.
- Reflexos ou movimentos mais lentos, levantam-se devagar quando deitados etc…
- Maior dificuldade para fazer a mesma rotina que antes, subir escadas, ou no caso do gato pular para cima de alguma mobília.
- Cansam-se mais depressa, respiração mais profunda.
- Pelugem branca e aparência mais velha. (Algumas raças têm o pelo branco ou partes brancas já de nascença) Porém aqui deve verificar por exemplo nos bigodes e partes onde o pelo era preto, castanho etc… e tornou-se branco.
Existem outros sinais mas estes são os mais típicos e fáceis de notar. Porém alguns cães e gatos podem ser saudáveis mesmo depois de idosos e manter a agilidade de antes, assim como acontece connosco humanos. Portanto são vários factores que vão determinar os cuidados que precisa de ter com o seu animal de estimação para além da idade.
Sem comentários:
Enviar um comentário