Default Image

Formato dos meses

Ver mais

Olhar mais

Related Posts Widget

Article Navigation

Contact Us Form

404

Desculpe, a página que está a buscar neste site não existe. Back Home

Notícias de última hora

Como cuidar do seu cão ou gato idoso

Cão Idoso Cuidados

Primeiro gostaríamos de fazer entender que para determinar se um cão ou gato é idoso, precisamos de levar outros factores em conta para além da idade do seu animalzinho de estimação. Mas vamos começar pela idade, para determinar se um cão ou gato é idoso, vai depender da raça e tamanho, por exemplo cães de pequeno porte são considerados na faixa de idosos a partir dos 12 já os de grande porte começa dos 7 aos 10 anos de idade. Se fizermos uma comparação desses anos com os anos de nós humanos iria dar mais ou menos 55 a 60 anos de idade fazendo uma comparação directa. Alguns sinais são danos nos comportamentos destes animais quando atingem a idade idosa, e isto podemos ver por exemplo, nos reflexos que já não são como antes. Uma lista que preparamos para si, poderá ver e comparar alguns sinais com o seu animal de estimação no tópico a seguir. 

Alguns sinais de idade

Seleccionamos quatro sinais que podem mostrar que o seu animal de estimação cão ou gato atingiu a idade idosa. 

  1. Reflexos ou movimentos mais lentos, levantam-se devagar quando deitados etc…
  2. Maior dificuldade para fazer a mesma rotina que antes, subir escadas, ou no caso do gato pular para cima de alguma mobília.
  3. Cansam-se mais depressa, respiração mais profunda.  
  4. Pelugem branca e aparência mais velha. (Algumas raças têm o pelo branco ou partes brancas já de nascença) Porém aqui deve verificar por exemplo nos bigodes e partes onde o pelo era preto, castanho etc… e tornou-se branco. 

Existem outros sinais mas estes são os mais típicos e fáceis de notar. Porém alguns cães e gatos podem ser saudáveis mesmo depois de idosos e manter a agilidade de antes, assim como acontece connosco humanos. Portanto são vários factores que vão determinar os cuidados que precisa de ter com o seu animal de estimação para além da idade. 

Como cuidar do seu animal de estimação idoso

Cuidados com os gatos idosos

Como mencionamos anteriormente, são vários factores que irão determinar os cuidados do seu cão ou gato para além da idade, como a agilidade, a movimentação etc… se se mantém ou se houve pouca alteração. Caso o seu animal esteja dentro do que consideramos Idoso pelo senso comum dos especialistas, então aqui vai algumas dicas como poderá cuidar dele.

1. Poderá escrever num caderno, como anotação, as alterações que vê no seu animal, e isto vale para os hábitos e para a saúde. 
2. Os animais quando idosos tendem a ter doenças de ossos entre outras, então façam visitas regulares ao veterinário com o seu cão ou gato. 
3. Se vir que a mobilidade por causa da idade foi afectada, adapte o meio onde eles vivem para tornar mais fácil e acessível os lugares por onde eles costumam andar, por exemplo se existir escadas, levar eles ao colo ou colar rampas de forma segura para descerem ou subirem, entre outros exemplos. 
4. Não exigir muita actividade deles, se é uma pessoa que gosta de correr de manhã e levar o seu cão na sua corrida, não será boa ideia levar o seu cão idoso. 
5. Para o seu gato, ficar atento quando ele tentar saltar para algum lugar que sabe que vai cair, criar um ambiente de fácil acesso. 
6. Ter cuidado com alimentação, nisto poderá aconselhar-se com o veterinário 

Conclusão

São vários os cuidados a ter, mas estes são os principais, haverão outros que só os donos poderão saber pois cada caso é um caso. Estes exemplos são de uma forma geral os cuidados a ter para além de outros. 

Sem comentários:

Enviar um comentário