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5 dicas para facilitar a adoção de IA

Adoção de Inteligência Artificial

Não é novidade que as empresas têm implementado inteligência artificial em seus processos de negócios para otimizar tempo, custos e pessoal envolvido. As soluções de IA estão no centro do palco para conferências e mostrando seu vasto potencial em vários setores, incluindo varejo e manufatura. Os processos nas instalações industriais foram integrados com assistentes virtuais, enquanto os chatbots são instalados para responder a todas as dúvidas dos clientes no e-commerce ou em outros sites em geral.

Continue lendo para saber a opinião de especialistas em consultoria de inteligência artificial sobre como integrar IA em uma organização e garantir que a adoção seja bem-sucedida.

1. Familiaridade com a tecnologia

máquina com I.A

Uma organização tem pessoas empregadas de diferentes origens e trabalham em vários perfis de trabalho. Todos devem entender a necessidade e a importância de implementar uma tecnologia destinada a melhorar o crescimento e proporcionar expansão para a empresa. Os especialistas sugerem que é essencial que a empresa e as equipes se familiarizem com o que a IA moderna é capaz. Há um oceano de informações disponíveis online. É aconselhável que os líderes da equipe se familiarizem e compartilhem conhecimento sobre análise preditiva e aprendizado de máquina com outras pessoas.

2. Identificação de problemas

Depois que todos tiverem concluído o básico, identifique os problemas que se espera que a IA elimine. Explorar os problemas com diferentes soluções ajuda a integrar o processo existente com os novos. Dessa forma, a organização consegue manter a originalidade do processo em vigor enquanto adota a IA e seus recursos para resolver problemas de negócios. No entanto, há uma coisa que deve ser considerada para fornecer valor demonstrável à solução, exemplos de implementação de IA ou casos de uso no mesmo setor ou negócios semelhantes. Por exemplo, suponha que o proprietário de uma loja de varejo deseje usar IA para sua loja. Nesse caso, ele pode procurar casos de uso de varejistas ou franquias de supermercados que implementaram análises de visão computacional para o crescimento de seus negócios.

3. Encontre a lacuna de capacidade interna

Há muita coisa envolvida no processo de adoção de IA na empresa. Para garantir que todos estejam no mesmo nível, é importante focar nos objetivos de negócios da organização que precisam ser alcançados por meio da implementação de IA e nas ferramentas de que você dispõe para identificá-los e analisá-los. Identificar e abordar sua lacuna de capacidade interna significaria para você evoluir como uma equipe. Dependendo do negócio, pode haver projetos ou equipes existentes que podem apoiá-lo organicamente. No entanto, se houver vários requisitos e a equipe não tiver habilidades ou conhecimento para lidar com a adoção de IA sozinha, as empresas de consultoria de IA podem fornecer um plano de implementação.

4. Construa uma equipe interna ou faça parceria com fornecedores

Embora seja sugerido que uma empresa crie IA internamente a longo prazo, também pode haver várias limitações para isso. Por exemplo, se uma empresa se enquadra no varejo de compras, PME ou indústria de manufatura, contratar uma equipe inteira para analisar os requisitos de IA não parece a melhor decisão. Não só exigirá muito esforço para integrar os candidatos adequados, mas também será financeiramente desgastante. A parceria com um fornecedor de IA para construir ferramentas de IA personalizadas também é a melhor opção para uma solução personalizada. Para citar um exemplo, o HSBC fez parceria com um fornecedor de IA para desenvolver uma ferramenta de combate à lavagem de dinheiro, embora eles tivessem uma equipe de IA interna disponível.

5. Integre a tomada de decisão baseada em dados em todos os níveis

Espera-se que a adoção de IA em uma empresa melhore as operações diárias, capacitando as pessoas com insights de dados. Como as pessoas realizam as operações diárias, a empresa deve adotar uma cultura de tomada de decisões baseada em dados, na qual as pessoas, desde os executivos até os de baixo escalão, façam parte dela.

Quando a IA é adotada, os funcionários da maneira certa podem aumentar suas habilidades e julgamento com recomendações algorítmicas para alcançar um resultado melhor do que os humanos ao fazerem eles próprios. Isso só pode acontecer se os funcionários confiarem em suas ferramentas de IA e se sentirem capacitados para tomar decisões.

Considere, por exemplo, uma rede nacional de supermercados onde o gerente precise otimizar o espaço físico e a colocação do produto usando os dados existentes. Os gerentes locais, usando uma ferramenta de IA, podem rastrear o comportamento do cliente na loja em tempo real e decidir onde colocar os produtos de alta demanda durante uma época específica do ano.

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