(Dogecoin. A dogecoin é uma moeda com a característica principal de ser descentralizada. Traduzindo por outras palavras, isto significa que esta moeda digital não precisa de bancos para fazerem a sua intermediação. Outra característica importante desta moeda é que é de código fonte-aberto onde qualquer programador pode acessá-la sem qualquer custo monetário. É fundamental entendermos as bases desta criptomoeda antes de podermos avançar para qualquer pergunta ou para fazer qualquer movimento em relação a investimentos com esta moeda digital. A forma como esta moeda nasceu foi de forma não oficial, ao contrário da famosa Bitcoin, que foi oficializada por meio de documentos legais. Esta criptomoeda foi inspirada num meme que se chama doge, que é a imagem de um cão da raça shiba inu, se é um utilizador assíduo da internet provavelmente já se deparou com este meme. Por outras palavras, esta moeda não tem qualquer valor real, e sem propósito nenhum.)
Agora que entendemos mais sobre a dogecoin, poderemos então nos focar na pergunta, se vale a pena investir na dogecoin em Portugal? Por ser uma moeda descentralizada, e não ter valor real nenhum, pode dar a pensar então que investir nesta criptomoeda não tem qualquer sentido, e pode ser um perigo. Na realidade os dois pensamentos estão certos, esta moeda a princípio de tudo foi criada para facilitar o acesso às criptomoedas, e de forma a trazer também uma moeda em conta para o público, basta comparar os valores de moedas como Bitcoin e Ethereum e perceberá isso. Porém ao contrário destas moedas mencionadas a Dogecoin tem um valor volátil quando comparamos com as mais famosas no mercado. Lembre-se esta moeda digital foi feita para uma brincadeira acima de tudo, no momento em que o meme doge estava viral na internet.
Vamos apontar aqui os pontos positivos e depois os negativos desta moeda digital. Primeiro a diferença entre ela e as demais como a bitcoin é que não existe um limite para minerar a dogecoin. Já com a Bitcoin existe um limite máximo, ou seja como ela passa pelo processo de halving, limita a sua quantidade. Graças a este processo e a Bitcoin ter um limite no qual a pode tornar escassa para compra, da uma sustentabilidade maior a moeda mantendo assim o seu valor em crescimento com o passar dos anos tornando ela menos volátil em termos de descida e subida de preços, ou reduzir o perigo de ela perder o seu valor na totalidade.
Ao ler como funcionam algumas outras criptomoedas podemos entender então porque a dogecoin não possui qualquer valor, e que com o passar dos anos o seu valor também não aumentará (poderá aumentar por outros fatores). Factores estes que depende da quantidade de pessoas que tiverem a comprar a moeda. Ela não poderá aumentar de valor porque o facto de não haver limite o valor continua a ser diluído à medida que existir mais em circulação. Pelo valor da moeda ser tão baixo actualmente o número de pessoas que teriam de comprar a moeda para ganhar um valor considerável teria de ser enorme, o que torna um ponto negativo. E isto acontece porque a moeda não foi feita para este propósito.
A parte positiva é o valor em que se encontra actualmente a moeda, poderá comprar muitas dezenas dogecoins por 1 euro por exemplo. E deixar esse valor lá e esquecer até que haja uma subida abrupta de compradores inesperadamente como aconteceu em meados de 2021 e muitas pessoas lucraram milhões, porém caiu de seguida novamente. Portanto não existe uma resposta exacta se vale a pena investir ou não, mas não perde nada em deixar um euro ou dois na esperança de um dia acontecer o mesmo como aconteceu anteriormente a meio deste ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário